WTF is Dopamine Dressing?
Você não é a única pessoa que não sabe o que é Dopamine Fashion, ok?
Vem com a gente que vamos te explicar o que é esse termo que está em alta na boca dos fashionistas...
Um dos assuntos mais discutidos entre os especialistas da moda durante o período de pandemia foi como seria o futuro fashion após momentos tão caóticos, que mudaram calendários, tendências e virou o mundo de ponta cabeça! Hoje se vê muita gente falando sobre o tal do "dopamine dressing" ou "moda dopamina" e viemos falar mais sobre esse termo que explica a tendência de se vestir dos próximos tempos (e confesso que estamos amando!!)
Tá, mas o que a dopamina tem a ver com moda? E... o que é a tal da dopamina?
Para as manas de biológicas essa é fácil., mas para quem não está tão habituado com o corpo humano assim, lhe apresento a dopamina: um hormônio, que assim como a seratonina (essa já ouviu falar, né?), é conhecida como o hormônio da felicidade. Este leva uma mensagem muito importante no nosso cérebro, pois ela vai interferir no seu humor, atenção e motivação, assim, uma quantidade alta de dopamina nos deixa com uma sensação boa, leve e incrível! Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ao receber uma mensagem dx crush? ou quase morreu de emoção ao ver pela primeira vez seu ídolo no show? esses momentos liberam a dopamina no nosso corpo! Tá ficando mais fácil de entender?
Existem várias formas de liberar dopamina, entre elas praticar atividade física, ter boas noites de sono, assistir algo que você gosta ou até mesmo ouvir músicas. e claro, o consumo de álcool e drogas. Mas agora, como a moda pode liberar esse hormônio e é capaz de fazer nos sentir assim?
É ai que as cores nos looks entram, e não só as cores, como também texturas e caimentos. Na verdade, o que realmente importa é como você vai se sentir vestindo roupa x, mas se formos pensar mais cientificamente, desde 2012 é comprovado que as cores alteram nosso humor e percepções, e isso se enquadra nas cores dos nossos lookinhos também :)
No estudo da psicologia das cores é explicado que nós entendemos cores e tons de formas diferentes, como o verde traz sensações de limpeza, bem estar, enquanto o vermelho nos remete a algo mais sedutor e íntimo. Além dessas percepções involuntárias, o nosso gosto pessoal interfere em como vamos nos sentir com tal cor, ou modelagem de um vestido, por exemplo. É o conjunto dessas ações que, quando percebidas e feitas estrategicamente, torna-se a moda dopamina.
Porque agora, então, tornou-se uma "tendência" algo que sempre existiu? Estamos no fim de uma pandemia, e é por isso que vemos em alta o uso de cores vibrantes e a maior liberdade do uso das mesmas. Depois de dois anos de reclusão, medo e inseguranças, não existe nada melhor do que retornar a vida "normal" nas ruas do que com a sua melhor versão, ou um up no visual. Afinal, precisamos de um pouco de felicidade depois de tantos momentos caóticos, né?
Mas agora então devo abandonar meu look all black? Não! Você deve manter seu estilo e vestir o que faz você se sentir bem. Isso é a verdadeira moda dopamina! Aquela peça de roupa que faz você se sentir mais confiante, alegre e segura consigo mesma! Pode ser toda colorida ou all black, ok?
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário!
Comments