Você sabe a história por trás do Dia Internacional da Mulher?
Que o dia internacional das mulheres é comemorado dia 8 de março, todo mundo já sabe (embora acreditamos que o dia das mulheres deveria ser comemorado todos os dias haha). Mas você conhece a origem desse dia?
Existe muito mais de conscientização do que de comemoração na origem do oito de março. Registros mostram que o dia da mulher já é comemorado desde o início do século vinte na Europa e nos Estados Unidos, muito antes da oficialização da data por parte da ONU, em 1975.
A verdadeira história do oito de março tem a ver com muita luta, mobilização e resistência. Tudo começou quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. A alemã Clara Zetkin é um nome fundamental quando pensamos no dia da mulher. Ativista, professora, feminista e política, ela foi a responsável por levar a discussão sobre a situação feminina para dentro do movimento sindical e socialista.

Ainda em 1891, criou a revista A Igualdade, escrita por mulheres e destinada a trabalhadoras.
Ao lado da também política e ativista, Alexandra Kollontai, ela propôs a criação de uma jornada anual de manifestações pelo direito de voto para as mulheres e melhores condições trabalhistas.
Ela deu a ideia da data se tornar internacional em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.
A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.
Mesmo com o pontapé lá em 1917, foi somente 58 anos depois, em 1975, que a ONU decretou o Dia Internacional da Mulher, celebrando as conquistas políticas e sociais do gênero.
E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

E você, conhecia a origem desse dia que marca uma luta tão importante?
Feliz dia para nós, mulheres ❤️
Comments