Precisamos falar sobre a Brazilcore
- Luanna Mello
- 3 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Nova #trend na área: conheça a Brazilcore e entenda como a copa do mundo está influenciando a moda!
A copa está chegando e com ela veio uma nova tendência que já estamos apaixonadas. Estamos falando do Brazilcore! O estilo tem como principais características as cores verde e amarelo, além de elementos característicos em geral que representam o Brasil. E veio com tanta força que não só pegou os brasileiros, mas artistas do mundo inteiro, inclusive donas Hailey Bieber e Dua Lipa já aderiram a moda! Tirando as inúmeras influencers internacionais.
A valorização dessa estética brasileira acontece, claro, por conta da aproximação da copa, sentimento nacionalista e esperança de um Brasil melhor, e com o hexa rs. Além disso, a valorização nostálgica dos símbolos do Brasil na moda é uma consequência do desejo de mudar o rumo político do país, devido à polarização política dos últimos anos (que também não é novidade): Voltar a usar a camiseta do Brasil é voltarmos com o orgulho nacional de antes, independente do cenário político atual! Essa tendência veio para ficar, pelo menos nessa temporada de verão, deixando de lado o “preconceito” com as combinações dessas cores
vibrantes.
Mas e a origem do Brazilcore?
Esse assunto é um pouco polêmico, já que não se sabe ao certo onde começou essa tendência agora, mas o que trouxe força ao Brazilcore, com certeza, foi a rede social TikTok, por influenciadores de moda internacionais que começaram a criar trends com looks de bandeiras e a do Brasil foi a que mais se destacou.
Porém, antes de se popularizar como a tal da Brazilcore, essa tendência já existia há muito tempo e sempre foi bem comum no Brasil. O Brazilcore raiz nasceu nas periferias brasileiras, onde o uso casual de camisas de times, chinelos e roupas com as cores do Brasil sempre foi uma coisa natural. E é aqui que começa a polêmica, já que nesses lugares, se vestir com as cores da bandeira não era visto como algo bonito e digno de virar uma trend de moda, muito pelo contrário. Mas a partir do momento que o pessoal da moda internacional começou a olhar para isso, foi validado como tendência. O que é um grande problema, né?

De qualquer forma, a tendência ganhou visibilidade também como forma de ressignificação da bandeira brasileira, já que nos últimos anos foi adotada como símbolo das manifestações políticas da extrema direita. Desse modo, tudo colabora para o renascimento do brazilian aesthetic, e mais importante que isso, do orgulho de vestir as cores e valorizar o que nosso país oferece de melhor!
E você, já aderiu a essa tendência? Conta pra gente!
Comments