Estudei no Istituto Marangoni em Milão!
Hello besties! Hoje vim contar um pouco mais sobre a minha experiência no Istituto Marangoni, uma das escolas mais prestigiadas de moda do mundo! Em julho deste ano, decidi ir estudar Fashion Business em Milão, no Istituto Marangoni.
Estudar moda sempre esteve na minha lista de coisas que eu precisava fazer, e estudar moda na Itália, na capital da moda, foi 10000% mais do que eu poderia imaginar. Então vamos do começo... conheci o Istituto Marangoni há muito tempo atrás, mas sempre esteve num nível de impossível pra mim, até eu descobrir a Luiza Bomeny, representante do Istituto Marangoni no Brasil. Depois disso, foi fácil! Eles cuidaram de todos os processos da matrícula e me ajudaram a escolher o curso que mais se encaixava com o que eu estava procurando.
Aqui no Brasil, estou me formando em publicidade e propaganda, mas como estou inserida no mercado da moda por conta da marca (QNTL, obv), estudar os negócios desse mercado foi algo que sempre tive curiosidade e mais gostei na área. O curso que eu escolhi foi de curta duração, apenas 3 semanas, chamado de Fashion Business Short Course.
Chegando em Milão, logo conheci várias brasileiras que também iam fazer short courses no IM e logo já viramos um grupo inseparável! Foram as 3 semanas mais intensas da minha vida! Além de viver uma rotina italiana, conheci lugares próximos a Milão, sai bastante e fiz amizades para a vida (além de passar muito calor, rs).
As aulas começaram na segunda-feira, 19 de junho, e antes mesmo já recebi acesso ao app e ao site da instituição, com meu login. Pelo app podemos ter todas as informações sobre horários de aula, salas e frequência, além disso também recebemos alguns cupons de descontos para usar em lojas como Rinascente e restaurantes próximos ao IM (Wagamama, que saudade...). Já no primeiro dia recebemos todas as informações sobre as próximas semanas e fomos convidados para um aperitivo no Starbucks Reserve, oferecido pelo Marangoni, para socializar com os outros estudantes antes de iniciar os cursos.
As aulas eram tanto no período da manhã quanto a tarde, variando conforme o dia, sendo de 2h cada aula, em média. No curso de férias, usamos as duas unidades do Istituto Marangoni, as duas localizadas na região do Quadrilátero da Moda, próxima ao Duomo (literalmente o coração da cidade e no meio das maiores grifes), e como é férias para os europeus, os prédios estavam bem vazios, apenas com alguns alunos finalizando projetos e nós, os alunos dos cursos de curta duração, então era bem tranquilo.
Ao longo dos dias, no curso de Fashion Business, tive aulas de Visual Merchandising, Retail, Branding, Marketing Mix, Public Relations... além de seminários. Todos os professores eram italianos mas a aula era em inglês, e o mais legal é que todos já trabalharam ou trabalham na indústra, em grandes marcas, resumindo: muito conhecimento de experiências, e muitos contatos também! As matérias em média eram ministradas 1x só, com início, meio e fim, algumas durando mais de alguns encontros, mas mesmo com pouco tempo, era muito bem aproveitado e aprendi muito!
Além das aulas na sala de aula, tivemos algumas field trips, conhecemos o museu da Armani (maravilhoso, vale a visita!), a Fundazione Prada (não curti muito, além de ser um pouco mais afastado do centro da cidade, é um museu estranho), a Triennale de Milano (legal porém não tinha exposição sobre moda, então foi meio "nada ver" com as aulas) e também uma exposição no Palazzo Reale do Helmut Newton. Além disso, na aula de Visual Display, o professor levou a gente para analisar as vitrines das lojas do Quadrilátero da Moda, vimos Golden Goose, Hermès, Valentino... foi muito interessante! Talvez o único ponto negativo tenha sido que, por mais que o curso custe bem caro, nenhuma das entradas para os museus que fomos visitar, nem a locomoção até eles (metrô e ônibus) foram custeadas pelo IM, e valiam presença na aula.
Para finalizar o curso, tivemos que apresentar um projeto final individual, neste cada um tinha que escolher uma marca e falar sobre seu plano de negócios, espaços no mercado que a marca preenche, análise de competidores e do micro/macro ambiente, estratégias de marketing, preço.... Obviamente, eu escolhi falar sobre a Quaintrelle, e foi uma experiência muito legal fazer esse projeto. Entendi muitos pontos que poderiam ser melhorados na marca e também reconheci o quanto ela cresceu no tempo.
Enfim, o curso terminou dia 7 de julho e eu já queria de novo. Ainda quero, rs. Foi uma experiência transformadora, uma oportunidade incrível, além de aprender muito sobre o mercado de moda, me deu ainda mais vontade de estudar essa área de negócios da indústria, além de ter sido a minha primeira viagem longa sozinha, o que me fez amadurecer muito! Poucos momentos senti sozinha, tive muita sorte de fazer amizades muito legais por lá. Se quiser saber um pouco mais como foi minha passagem pelo Istituto Marangoni de Milão em 2023, clica aqui!
E qual será o próximo curso?
Beijinhos,
Lu.
Comments