Como eu planejo minhas viagens?
Atualizado: 10 de mar. de 2023
Só de pensar em planejar viagens, tem gente que já desiste, né? Para os entusiastas dessa arte do lazer, devo dizer que estou com vocês! Eu, Luanna, considero planejar viagens como uma terapia, sabe aquela coisa que a gente gosta de fazer para fugir das responsabilidades? Então! Mas brincadeiras à parte, hoje eu vim explicar um pouquinho como eu faço meu planejamento de viagens, sejam elas pequenas ou grandes, e quem sabe você já pega algumas dicas para sua próxima :)
É claro que para começar essa nova série de postagens mais pessoais minhas por aqui, não poderia ser sobre outro assunto! Se eu fosse maior de idade na época do Tumblr, com certeza vocês me veriam por aí com uma tatuagem escrito "Wanderlust" rsrs (quem sabe ainda não me da a louca, né?), eu sou conhecida como a agência de viagens entre a minha família! Começo a pesquisar com meses de antecedência, faço slides e apresentações para decidir hotéis e roteiros SIM, e o melhor: imprimo até um livrinho com todo o roteiro da viagem, por que não, né? Bom que já vira lembrança, e se você for visitar novamente, já sabe onde ir!
Então bora lá, vem conhecer meu ritual sagrado de organização de viagens:
1. QUAL O DESTINO?
Antes de qualquer coisa, você precisa escolher qual vai ser seu destino (meio óbvio rsrs). Nunca comece a planejar sem comprar as passagens, seja de avião, ônibus... e se você for viajar de carro, já decida a data também.
Ter um norte definido de quantos dias vai durar a viagem, se vai pegar algum fim de semana, ou feriado e estação do ano, é importante consegue ver se vai ter alguma programação especial no seu destino para aproveitar e conhecer também, além dos pontos turísticos tradicionais.
2. PLANILHA
Sim, eu faço uma planilha para organizar viagens! E falando sério, é a melhor coisa que eu poderia fazer, pelo simples fato que você consegue traçar todo o orçamento da viagem nela, assim você evita várias surpresas desagradáveis no meio do caminho.
Nessa planilha, eu faço a primeira coluna com o status daquela ação (não iniciado, em andamento, finalizado). Em seguida a próxima coluna tem uma "to do list", que basicamente é uma lista com tudo o que preciso fazer até o dia da viagem, como comprar passagens, reservar hotel, seguro viagem, roteiro...
Já na terceira coluna temos o espaço de observação, em que você pode adicionar também o link de sua reserva. Na quarta coluna eu insiro o preço por pessoa daquele afazer (se a viagem for só sua, não precisa), e por fim na quinta coluna eu coloco o valor total de cada afazer. Descendo a planilha, lá em baixo eu coloco o valor total da viagem por pessoa e por completo.
Dessa forma, você adiciona o que precisa ser feito, e conforme for concluindo vai preenchendo com as informações. Assim, você vai ter garantido tudo para sua viagem correr bem!
✨ Extra tip: eu também costumo criar uma pasta no meu Google Drive com a planilha e com comprovantes/recibos e detalhes de reservas! Se precisar, é só acessar a pasta e tem tudo por lá :)
3. PESQUISA
Passagens compradas ✅ Planilha criada ✅
Agora você pode ficar mais "de boa" e definir tranquilamente (mas ainda com antecedência) alguns pontos para iniciar a pesquisa! Pergunta: Você vai ficar em hotel, casa/apartamento, hostel? Vai precisar alugar carro no destino? Vai precisar de translados para outras cidades? Já coloque essas informações na planilha, e comece a pesquisar as melhores opções de acordo com seu orçamento.
✨ Tip: Eu recomendo buscadores de hospedagem como o Booking.com, Airbnb, Hotel.com e para aluguel de carro o Rentcars.com! Outras empresas que valem a pena dar uma olhada também é a Decolar.com e 123milhas.com.
É interessante selecionar pelo menos 5 opções de acomodações, carros, translados para fazer a cotação e comparar o que vai ter o melhor custo/benefício.
O próximo passo, eu faço por que amo organizar viagens, mas se você não tiver o tempo, gostar ou ter a habilidade, não esquente: depois de selecionar algumas opções, eu reuno as informações e fotos e monto slides para conseguir definir com quem vou estar viajando, fazemos tipo uma reunião de Power Point, sabe? fica descontraído e alimenta a ansiedade para a viagem chegar!
4. ROTEIRO
Passagens compradas ✅ Planilha criada ✅ Acomodação definida ✅
E agora é a minha parte favorita <3 que pode se transformar em um pesadelo se não souber administrar bem rsrs. Criar um roteiro que seja otimizado, divertido e proveitoso pode ser uma tarefa bem difícil, ainda mais quando uma pessoa sistemática (como eu rs) pega para fazer. Acho que pode até ser considerado uma atividade de autoconhecimento, pois é muito importante saber qual é seu objetivo na viagem, o que você espera e como você gosta de gastar seus dias para ser realmente bom para você. Então a primeira dica é: NUNCA pegue um roteiro pronto na internet sem pesquisar sobre ele antes! Olha como eu faço:
Primeiro, se você já ouviu falar em alguns pontos turísticos famosos do local, anote-os em uma lista. Depois, comece a pesquisar no Google roteiros para o local, dicas... todo o tipo de informação, blog de viagem, qualquer coisa que você encontrar leia e colete informações de locais. Acredite, dentre os milhares de resultados de busca que vão aparecer, sempre tem coisas diferentes e novas! E quando começar a ficar repetitivo as informações, significa que você já fez uma boa pesquisa e já tem uma base forte.
Agora partiu fase 2: redes sociais! O Instagram, Tik Tok e Pinterest são ótimos aliados na hora de conhecer coisas "diferentes" que estão rolando naquela cidade, recomendações de restaurantes realmente bons...o que as pessoas estão falando sobre aquele local? Você só vai saber mesmo das informações mais fresquinhas nas redes, sem filtro! É por isso que eu amo o Tik Tok, virou quase um Google por lá, né? Mas menos refinado!
Depois dessa mega pesquisa, bora pra próxima fase: montar de fato o SEU roteiro!
Reuna todas as informações em uma lista de preferência, e analise o que é possível realizar no seu período de viagem. Também não dá para colocar 1000 coisas para fazer em 2 dias, sabe? Imprevistos podem acontecer, e você não quer tirar férias com cronograma cronometrado, né?
✨ Tip: Pegue os pontos turísticos e jogue os endereços no Google Maps. Veja quais são próximos, e assim monte seu roteiro por dia de acordo com as localizações, concentrando as atividades daquele dia em uma região só! Assim você gasta menos com o transporte no local, e consegue conhecer com mais calma.
Ah, e se tiver qualquer atividade no seu roteiro que precise comprar tickets/entradas e fazer reserva (como restaurantes requisitados) tente ao máximo antecipar esse processo e comprar online! Assim você já deixa o dia e o horário reservado, e não corre o risco de chegar lá e a sessão já estar esgotada.
Pode ser coisas demais para fazer? Sim... mas preferimos ser prevenidas por aqui? Sim também! Fica ao seu critério... mas eu recomendo já deixar tudo certinho!
5. EXTRAS
Passagens compradas ✅ Planilha criada ✅ Acomodação definida ✅ Roteiro e reservas feitas ✅
Depois que o meu roteiro fica pronto, a pessoa ansiosa que sou não me deixa esperar o dia da viagem chegar em paz... é claro! Então vai ai algumas coisas que eu gosto de fazer para me preparar ainda mais:
Listas! (nas notas do celular mesmo, fácil acesso): eu faço listas de 2 coisas, a primeira é de restaurantes e bares que eu achei na internet e gostei, e por mais que eu com certeza não vá conseguir ir em todos, eu deixo várias opções para conseguir ter escolhas. Ah, e eu gosto de colocar o nome + emojis para lembrar o tipo de comida e a faixa de preço. A segunda lista é uma muuuuito importante, a de lojas! Uma das coisas que mais gastamos tempo em viagens é em lojas/shoppings/outlets... se você for com a intenção de comprar algo na viagem, já procure antes o que você quer comprar, onde você encontra aquele produto e anote em uma lista também, dai é só chegar e já ir direto no alvo.
Checklist: Umas 2 semanas antes de viajar, faça uma checklist do que você precisa levar, para não esquecer! Documentos, protetor solar, biquíni... de acordo com a necessidade da sua viagem. Vai por mim: por mais que a gente sabe o que precisa levar, quem nunca acaba esquecendo aquela coisa mais óbvia? Então rsrs, sugiro até imprimir para ficar mais fácil.
Slides/apresentação: Como eu já comentei acima, quando vou viajar com a minha família ou amigos, eu gosto de fazer slides temáticos com a programação da viagem, e se você tem o tempo pra isso, super recomendo! É muito legal reunir todo mundo numa sala, colocar os slides na TV e repassar tudo o que foi reservado, e o que vocês vão fazer durante seus dias de férias. Além de gerar uma ansiedade gostosa, também é bom para todo mundo estar ciente do que vai ser feito, e se precisar alterar qualquer coisa por gostos pessoais ou limitações de alguém, essa é a hora.
Roteiro impresso: Mais um gosto particular meu, eu diagramo um livrinho e imprimo quando vou viajar. Isso pois acho mais fácil levar na bolsa quando saímos para passear, e qualquer dúvida do roteiro já temos fácil acesso. Mas como eu falei, isso é totalmente pessoal e eu me viro melhor assim!
✨ Tip: não esqueça de ver todos os requisitos que o local de destino pede para turistas, seja taxas de preservação do local, taxas de turismo, documentos... O seguro viagem é obrigatório para todas as viagens internacionais e eu recomendo contratar pelo segurospromo.com.br.
Mais importante que qualquer coisa, é se divertir! Viajar é uma atividade maravilhosa que traz experiências incríveis, viva o momento e não se prenda ao roteiro, ele serve para você ter uma direção e não se perder/perder tempo, mas o mais legal mesmo é os perrengues!
E esse foi o primeiro conteúdo de viagens do blog! O que vocês acharam? Beijinhos x
Comments